Pergolado: Dicas para uma área externa bonita e elegante!

Pergolado: Dicas para uma área externa bonita e elegante!

Se você quer deixar a área externa da sua casa mais moderna e elegante, você não pode deixar de ler as dicas que vamos dar nesse texto sobre o pergolado, que é referência quando se fala em decoração de áreas externas como o jardim, piscina ou o espaço gourmet do seu quintal.

O pergolado (também conhecido como pérgola) é uma estrutura apoiada em pilares, que pode ser feita de materiais diversos, de acordo com o gosto pessoal do morador e a decoração da casa, e nesse texto vamos falar dos tipos mais usados e mostrar sugestões para te inspirar.

Além de ser um elemento decorativo, o pergolado também é funcional, e quando é coberto pode ser usado para proteger a área da chuva ou do sol excessivo. Veja todas as possibilidades a seguir.

pergolado

Pergolado de ferro

O pergolado de ferro ou metálico é leve e muito fácil de montar, além de permitir formas mais variadas, que os outros materiais não permitem. É ideal para ambientes mais modernos, e podem ter a base de madeira ou ser todo de ferro.

O pergolado metalizado também permite cobertura com vidro ou policarbonato, para deixar entrar a luz natural protegendo da chuva e do calor.

pergolado

Pergolado de madeira

É o modelo mais comum e mais prático para montar, além de poder ser pintado com a sua cor favorita. As lojas como a Leroy Merlin já vendem o kit com o manual para a montagem, de acordo com o tamanho que você precisa. Também existem modelos feitos com toras de madeira e madeira de demolição.

Se for usado para cobrir a varanda, pode criar um ambiente aconchegante para ler deitado numa rede, ou para tomar o café da manhã com a família. Na área da piscina, você pode usar espreguiçadeiras e mesas, e no jardim, experimente decorar com pequenos futons.

pergolado

O pergolado de madeira também é o ideal para a sua área gourmet, que pode ser toda coberta com abertura na chaminé da churrasqueira de alumínio ou de alvenaria, que você também pode comprar na Leroy Merlin.

Use os pilares como apoio para o crescimento de plantas como a Ipoméia-Rubra, que é uma trepadeira  própria para revestir grades, treliças, cercas e pergolados, e é muito resistente ao sol. O Amor-Agarradinho também é uma ótima opção para lugares mais quentes, enquanto a Primavera, que dá flores pequenas nas cores amarela, roxo, vermelho, branco e rosa é ideal para lugares mais frios. Essa ideia também vale para fazer um jardim vertical em espaços pequenos, como no corredor ou na entrada de casa, por exemplo.

pergolado

pergolado

Pergolado com vidro

O material mais comum para a cobertura do pergolado é o policarbonato, que permite passar a luz natural, mas protege contra a chuva e a incidência direta do sol, mas você também pode cobrir o pergolado com vidro, tanto na área da piscina e varanda, quanto no jardim ou na área da hidromassagem, por exemplo.

Você também pode usar um pergolado com vidro para fazer um jardim de inverno, e o vidro pode servir como parede para separar a sala da varanda, ou na área da jacuzzi ou da piscina coberta (em lugares mais frios), por exemplo.

pergolado

Pergolado de bambu

O pergolado de bambu é muito usado nos jardins, e dá um ar mais rústico ao espaço, que pode ser decorado com móveis de madeira ou com cestos e pufes de vime ou de palha, por exemplo.

Além de ecológico e sustentável, o bambu é um material muito barato, e é ideal para a casa de campo, fazenda ou casa de praia. Você pode usar o bambu em ripas inteiras ou cortadas mais finas, com mais ou menos espaçamento, e até pintar de branco.

Para a cobertura, use tecidos leves ou o próprio bambu com menos espaçamento.

Pergolado de eucalipto

A madeira da árvore de eucalipto é muito usada na montagem de pergolados, tanto em toras como em ripas, e também pode ser pintado.

Experimente fazer uma cobertura com trepadeiras e plantas penduradas.

pergolado

Pergolado de concreto

Se os outros tipos de material que mostramos aqui não combinam com o estilo da sua casa, mas você gosta da ideia de ter uma cobertura com espaçamentos para a entrada de luz e sol, você pode experimentar o pergolado de concreto, que nada mais é que vigas de tamanhos diferentes, que você pode colocar no espaçamento que preferir.

Comments (1)

  • apaixonada pelos Pergolados, infinitas maneiras de tê-los, de decorá-los, é de tirar o folego, lindas idéias…, nas varandas gourmet, piscinas de vinil, sob Deck de vinil, show…,

    Reply

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *