Horta Vertical: Veja como é fácil fazer uma sua casa!

Horta Vertical: Veja como é fácil fazer uma sua casa!

Cada dia nós recebemos notícias cada vez mais preocupantes sobre a comida que compramos e consumimos, e cuidar melhor do que a gente come e da alimentação da nossa família é uma necessidade real.

Uma das opções para se alimentar melhor e dar uma comida mais saudável para as pessoas que amamos é ter a nossa própria horta em casa, o que é possível mesmo que você não tenha quintal ou more em apartamentos pequenos, como mostraremos a seguir.

A horta vertical é uma ótima opção para ambientes pequenos e também pra quem gosta de um projeto mais moderno. Veja nesse artigo tudo que você precisa saber para ter a sua horta vertical.

Horta vertical com cano de PVC

Você não precisa de muito espaço para plantar os seus próprios temperinhos e verduras em casa, e uma das opções para otimizar o espaço é fazer a sua horta vertical com cano de PVC.

A ideia é usar o cano de PVC que você já tem em casa por conta de sobras de obras, ou que você consiga comprar facilmente em lojas de materiais de construção, e cortar o cano ao meio (ou na altura que desejar) para colocar a terra e fazer a sua plantação. Se o cano de PVC for um pouco mais largo, você também pode fazer pequenos buracos para encaixar os vasinhos ou simplesmente para deixar menos terra exposta.

Esse material é super barato, e permite fazer vários projetos diferentes, usando joelhos (que também são vendidos em lojas de material de construção) para fazer as curvas do projeto, por exemplo, ou usar mão francesa para apoiar o cano de PVC na parede.

Você também pode prender o cano de PVC ao pallet de madeira, e prender o pallet na parede, ou prender em pequenos pedaços de madeira, caso o pallet seja muito grande para o ambiente. Outra dica é fazer uma estante suspensa com correntes e fazer as prateleiras pendurando os canos de PVC.

Você pode substituir o cano de PVC por bambu pra combinar mais com o estilo de decoração da sua casa, tanto para cortar no meio quanto para fazer buracos para encaixar os vasinhos de planta.

Horta vertical com pallets

Pallets são muito versáteis e resistentes e por isso estão sendo muito usados na decoração, principalmente externa, já que ele pode pegar chuva sem estragar. Você pode comprar pallets em madeireiras e lojas de artefatos de madeira, supermercados e feiras, além de várias lojas pela internet, e por isso o valor pode variar um pouco. Em geral, os pallets não costumam ser muito caros, porque apesar de ser um artigo que está na moda, eles são bem simples.

Você pode fazer a sua horta vertical com pallets como estrutura (para pendurar os vasos, potes de vidro, o cano de PVC, garrafas pet ou as latinhas onde fez a plantação) e ficar mais prático para pendurar na parede, além de ficar muito mais bonito.

Outra ideia é fazer a horta vertical plantando no próprio pallet, fechando o vão que fica entre a madeira de trás e a da frente com uma ripa de madeira embaixo. Se você pintar com tinta preta, dá pra escrever com giz o nome de cada erva ou plantinha, como se fosse um quadro negro.

Dá pra ter horta vertical em apartamento?

Sim, dá pra ter horta vertical em apartamento mesmo que você não tenha muito espaço ou uma varanda. Só é importante escolher um lugar que bata sol para fazer a sua horta vertical, ou as ervas aromáticas podem perder o aroma e o sabor.

Além das dicas que demos com o cano de PVC e o bambu, você também pode ter a sua horta vertical em apartamento usando garrafas pet presas na parede ou em pallets, em suportes de ferro ou madeira ou penduradas por fios, por exemplo. A garrafa pet é um material barato e fácil de conseguir, e muito usado nesse tipo de projeto.

Você também pode plantar os seus temperinhos e ervas em potes de vidro e prendê-los na parede em um suporte de madeira com uma abraçadeira de metal, que também é vendida em lojas de material de construção.

Se você preferir alguma coisa mais rústica, pode pendurar latinhas ou baldinhos de alumínio na madeira ou em um “varalzinho” na cozinha ou varanda, ou fazer pequenas prateleiras e fazer a sua horta vertical em forma de estante.

veja mais opções de horta vertical:

horta vertical

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *