Flores para jardim: Saiba como deixar sua área externa mais bonita!

Flores para jardim: Saiba como deixar sua área externa mais bonita!

É muito comum as pessoas comprarem flores para enfeitar a casa em dias especiais ou quando vão receber visitas, mas tem quem goste de ter flores em casa o ano todo, e se é o seu caso, não deixe de ler o artigo de hoje.

Vamos dar dicas sobre como escolher as melhores flores para o seu tipo de jardim e falar de várias opções para você ter um bem colorido e perfumado, independente do espaço que você tenha.

Quais são as flores recomendadas para jardim pequeno?

Dá pra ter um jardim bonito e bem colorido mesmo em espaços bem pequenos. Basta você medir o espaço disponível e definir se vai plantar no chão ou distribuir as flores em vasos.

Você vai escolher as flores para o seu jardim pequeno de acordo com o clima e do quanto de sol bate nessa área, que são os fatores que você deve considerar na hora de escolher as flores e plantas em geral.

Se o jardim pequeno fica numa área que bate sol, você pode plantar azaléias, ageratos, begônias, hibiscos, lantânias, margaridas e rosas do deserto por exemplo, que são flores pequenas e ficam bem tanto em vasos quanto em canteiros.

Também indicamos o jardim vertical e o jardim suspenso como boas opções para ter um jardim pequeno, e vamos falar sobre eles a seguir.

flor azaleia vermelha e branca

margaridas

flor hibisco

rosa do deserto

lantania coloridaConfira quais as melhores flores para se ter dentro de casa

O jardim de inverno é como chamamos o jardim que fica dentro de casa, em alguns casos num espaço que não recebe nenhuma iluminação solar.

A lavanda (que também é conhecida como Alfazema) é uma flor que é muito indicada para ambientes internos.

Além disso, se o seu jardim de inverno for no quarto, além da beleza dessa planta, você também pode se beneficiar do seu perfume, que alivia a ansiedade e ajuda contra a insônia, assim como o Jasmin.

 

flor de jasmim com gotas de água

flor lavanda

Saiba quais flores indicadas para um jardim vertical

O jardim vertical é uma boa opção para quem mora em apartamentos poder ter plantas em casa, especialmente se tiver varanda, por causa da incidência do sol.

Dessa foma, você pode colocar as flores em vasos pendurados na parede, num painel de pinus, bambu ou paletes, ou até mesmo fazendo pequenos quadros vivos.

jardim vertical com flores rosa

flores na garrafa pet

Quais são as flores mais resistentes ao sol?

Cuidar de um jardim dá um pouco de trabalho.

Por isso, é importante conhecer a característica de cada planta, para saber de quanto em quanto tempo você vai precisar regar, como é o tipo de vaso e de terra ideal para que ela cresça forte e saudável e de quanta exposição ao sol ela precisa, já que algumas plantas são mais resistentes ao sol que outras.

Sendo assim, caso você queira fazer um jardim onde bate muito sol e tem calor em boa parte do tempo, anote essas sugestões de flores para jardim  que são mais resistentes ao sol:

  • Lírios
  • Gerânio (que apesar de serem resistentes ao sol, precisam ter terra sempre úmida)
  • Crista de galo
  • Sete léguas (trepadeira muito florida)
  • Bougainvile (também conhecida como Primavera)
  • Alamanda
  • Sapatinho de judia
  • Ave do paraíso
  •  Girassol porém, ele é mais fácil de ser encontrado no outono.

girassol

bougainvile

flor crista de galo

Quais flores são recomendadas para um jardim suspenso?

O jardim suspenso pode ser tanto um jardim vertical, como falamos aqui em cima, quanto um jardim na horizontal em grades que formam o telhado de uma área externa pequena.

Esse jardim é uma ótima opção para quem quer cultivar flores em uma área pequena, e você pode aproveitar o espaço da varanda, garagem ou a área das cadeiras perto da piscina, por exemplo.

flores vermelhas

vasos de flores num jardim suspenso

vaso suspenso com begoniaSaiba mais sobre as flores que não precisam de sol

Se o espaço que você tem em casa não bate muito sol, não precisa desanimar.

Existem flores para jardim que ficam muito bem em lugares com sombra ou meia sombra, ou até aquelas que podem morrer caso sejam expostas à muito sol.

Nesse caso, opte pelo Lírio da paz, a violeta, o antúrio, a begônia, a flor de maio, a orquídea borboleta e a hortênsia, por exemplo.

violetas

flor para jardim orquidea borboleta

flor par jardim hortensiaOutros cuidados

Independente do tipo de jardim que você tiver e das flores que escolher, além do espaço e do clima, você também precisa pensar em quanto tempo você poderá dispor para cuidar do seu jardim, para escolher as flores que se adequam a sua rotina.

Cometa pra gente aqui embaixo o que você achou do post!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *