Piso de madeira: aprenda de vez a cuidar e a escolher o modelo ideal para a sua casa!

Piso de madeira: aprenda de vez a cuidar e a escolher o modelo ideal para a sua casa!

Clássicos e sofisticados, os revestimentos de madeira ainda são uma das primeiras opções para muita gente na hora de escolher o piso ideal para o lar. Embora exijam cuidados especiais, os assoalhos de madeiras podem trazer diversos benefícios para quem opta por ele, além de dar aos cômodos da casa um aspecto bonito e marcante. Mas como escolher o piso de madeira ideal para a sua casa? A resposta pode ficar bem mais fácil, se você entender quais os tipos de materiais disponíveis no mercado.

Tipos de piso de madeira

Atualmente, existem diversos tipos de materiais para a construção de pisos de madeiras, que podem variar conforme o tipo de construção e do investimento que se pretende na edificação ou reforma da casa.

De madeira maciça

Madeira maciça é tipo de matéria-prima extraída de árvores e que não sofrem nenhum tipo de mudança em sua estrutura, apenas em seu formato. Geralmente, esse tipo de material é proveniente de árvores nobres como mogno, cedo ou nogueira e possui uma boa espessura.

Pisos feitos em madeira maciça são conhecidos e procurados por sua boa qualidade e durabilidade, além de possuírem um acabamento mais rústico, que relembra os assoalhos utilizados em casas e fazendas antigas.

piso de madeira maciça

piso de madeira maciça

piso de madeira maciça

piso de madeira maciça

De madeira de demolição

Madeira de demolição é um tipo de material reaproveitado a partir da madeira extraída de construções antigas. Como as casas e fazendas velhas eram construídas com matéria-prima de altíssima qualidade, esse tipo de piso também possui estrutura robusta e, por isso, é mais durável.

Devido ao tipo de material, esse tipo de piso também possui um aspecto mais rústico, geralmente, com linhas de marcação e textura mais áspera. Por essa razão, os pisos feitos de madeira de demolição são ideias para quem procura construir um espaço com aspecto rústico ou retrô.

piso de madeira de demolição

piso de madeira de demolição

piso de madeira de demolição

Sala com piso de madeira

Laminado

Quem deseja um efeito mais sofisticado no chão pode optar pelo piso de madeira laminado, que faz grande sucesso entre as pessoas, por possuir um efeito bonito marcante devido a formação linear das lâminas quase sempre brilhantes, devido a aplicação de uma resina protetora.

Mesmo que sejam perceptíveis, as lâminas dão um aspecto mais alinhado ao piso, o que permite a sensação de um piso mais agradável aos olhos. Elas são quase sempre retangulares e finas, mas é possível encontrar outros formatos no mercado.

Atualmente, existem diversos tipos de pisos de madeiras laminados.  Principalmente, para quem busca opções de pisos de madeiras com cores mais variadas, que fujam do tradicional marrom claro ou escuro.

Piso de Madeira Para Piscina

A madeira também é forte aliada na hora da ambientação para quem pretende construir ou possui uma piscina em casa. Isso acontece, pois, o contraste entre o marrom e o azul da piscina pode causar um efeito legal no ambiente.

Vale lembrar que é preciso uma excelente aplicação do piso, combinada com a aplicação de um bom revestimento, para que se evite que o piso solte farpas ou fique escorregadio ao ser molhado. Isso é imprescindível para que acidentes sejam evitados.

piso de madeira na piscina

piso de madeira na piscina

piso de madeira na piscinapiso de madeira na piscina

Para cozinha

Os pisos de madeira também são bem-vindos na cozinha. Principalmente, os laminados, pois estes permitem um revestimento linear e oferece opções de cores que podem combinar com os mais variados tipos de móveis e eletrodomésticos.

piso de madeira na cozinha

piso de madeira na cozinha
piso de madeira na cozinha

piso de madeira na cozinha

piso de madeira na cozinha

O que é melhor: claro ou escuro?

Com tantas opções de pisos de madeiras, pode surgir a dúvida: qual a melhor cor ideal para o piso de madeira que colocarei na minha casa? Embora não exista uma resposta definitiva, a grande dica escolher o efeito final que você deseja causar em sua ambientação e, assim, escolher a cor ideal para o seu piso de madeira.

Por exemplo: se você deseja contraste, vale a pena apostar na utilização de um piso escuro e móveis mais claros. Caso a intenção seja um ambiente mais clean, a dica é apostar em pisos com tons sóbrios.

Cinco dicas para cuidar de pisos de madeira

  • Use vassoura de pelos macios e que não arranham o piso
  • Limpe o piso com água morna periodicamente, de preferência a cada dois meses.
  • Não demore para secar líquidos derramados
  • Utilize ceras sobre o piso sempre que ele apresentar um aspecto opaco e ressecado
  • Não utilize cloro ou detergentes fortes para limpá-lo.

E você? Gosta de piso de madeira? Deixe seu comentário e conte pra gente!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *