Granito: Veja onde usar os de cor preta, branca, verde ubatuba, marrom e outras dicas!

Granito: Veja onde usar os de cor preta, branca, verde ubatuba, marrom e outras dicas!

O granito é um excelente elemento de decoração e também de estabilidade e de resistência dentro da sua casa. Além de ser bonito, de existir em vários estilos e cores, ele é ótimo por conta da sua força, por ser difícil de quebrar, por aguentar peso. Pontos importantes para uma pedra de decoração.

Nos tópicos a seguir você vai conhecer as principais características do granito, além de observar os tipos mais comuns usados nas decorações e nas arquiteturas das casas brasileiras. Confira!

Quais são as características dessa pedra?

O granito é uma rocha feita a partir do resfriamento do magma derretido, com isso ele é conhecido como uma pedra ígnea.

Uma das principais, se não for a principal, característica do granito é o fato dele ser uma pedra muito dura, resistente, forte, que facilita o uso desse material em necessidades da casa que precisam de um elemento com essa composição.

Além disso, o granito é uma pedra cristalina e que tem a vantagem de possuir coloração variada, o que facilita também na hora de decorar, pois pode ser utilizado a partir de um estilo já pré-determinado pelo dono da casa e também pelo decorador.

O granito é usado em quê?

O granito é muito usado em locais da casa que exigem uma certa resistência. Uma mesa, por exemplo, uma pia, o chão de um banheiro, um tanque de lavar roupas, uma área de piscina ou de jardim, entre outras partes.

Esses lugares têm mais a ver com o estilo do granito. Apesar disso, ele também pode ser usado em outros espaços, como uma sala ou um quarto, só que é mais incomum, já que esses lugares demonstram mais leveza e suavidade.

O granito também é ótimo para colocar em pisos, em paredes, em fachadas, pilastras, enfim, lugares que exigem essa ideia de força, de resistência, de durabilidade.

Modelo branco

O uso mais comum do granito branco é na cozinha, ainda mais se combinado com um preto ou outro mais escuro para dar uma ideia de contraste. Normalmente as bancadas, o chão, parte da parede e das pilastras são em granito branco, enquanto a pia e a bancada são do preto ou mais escuro.

Existe também a opção de você fazer tudo no branco, fica muito bonito e traz a sensação de limpeza e higiene que a cozinha deve ter.

O branco também é ótimo para uma área de piscina e também para o banheiro, já que são lugares que também exigem uma sensação de limpeza e higiene.

Veja como essa peça encaixa bem em vários ambientes:

cozinha com granito branco cozinha com granito branco cozinha com granito branco cozinha com granito branco cozinha com granito branco banheiro com granito branco cozinha com granito branco


Gostou dessas peças? Clique aqui e confira outros modelos de granito branco!


Onde combina o granito preto?

O granito preto é o mais comum dos utilizados na decoração de uma casa. Ele fica ótimo em pias, tanques, independente do cômodo, além de poder ser usado em paredes, pilastras e fachadas.

Fica muito bonito também em áreas externas, como varandas e jardins. Uma ótima opção para quem quer dar um aspecto de luxo, de sofisticação no ambiente de casa. Na sala de estar, por exemplo, fica bem bonito.

Uma dica é que muitas pessoas preferem o granito preto para ser colocado na cozinha, já que além de dar uma aparência mais luxuosa, ele não é desgastado com facilidade, não pega cheiros desagradáveis e disfarça sujeiras comuns do uso constante nesse local.

Confira algumas fotos para te inspirar na hora do acabamento:

cozinha com granito preto cozinha com granito preto escada com granito preto cozinha com granito preto cozinha com granito preto cozinha com granito preto cozinha com granito preto cozinha com granito preto

E com o de cor marrom?

O granito marrom é o mais antigo e por isso ficou um pouco batido de uns anos para cá. Ele é praticamente só usado em pias e tanques de lavar roupa.

Em uma decoração mais rústica pode ficar muito bonito desde que o decorador saiba usá-lo da maneira correta.

Uma dica é usar essa pedra em ambientes com tons beges, mais claros e até mesmo branco. Muito marrom no mesmo lugar fica desagradável.

Ao longo dos anos, as pessoas têm optado por comprar o granito marrom de tom mais puxado para o café, que não é tão avermelhado e combina em todos os cômodos.

Você pode conferir algumas decorações com essa pedra e se inspirar para a sua casa:

banheiro com granito marrom cozinha com granito marrom escada com granito marrom decoração com granito marrom cozinha com granito marrom cozinha com granito marrom banheiro com granito marrom banheiro com granito marromComo é o granito verde ubatuba?

O verde ubatuba recebe hoje o mesmo tratamento que o marrom. Já foi muito usado, mas hoje em dia é bem batido, porém, ele tem uma aparência final muito similar à pedra de cor preta.

Pode ser encontrado ainda em pias e tanques de casas mais antigas, mas não é uma opção decorativa para o século XXI. Veja como ele fica:

granito verde ubatuba granito verde ubatuba granito verde ubatuba granito verde ubatuba


Não deixe de ler depois sobre qual é o melhor tipo de piso para a sala!


Existe um de cor vermelha?

Existem dezenas de tipos diferentes de tons de vermelho em granitos. Muitos mesmo, tantos que fica até difícil comentar em que deve ser utilizado.

Cada um tem suas especificidades e pode cair bem em qualquer parte da decoração da sua casa.

O granito mais comum, e mais barato também, é o vermelho brasília, que é um tom mais alaranjado do marrom e combina muito bem com lugares de tons neutros:

granito vermelho brasilia granito vermelho brasilia granito vermelho brasilia granito vermelho brasilia

Outro tom é o vermelho estelar, que é ideal para quem gosta de uma decoração bem “cheguei” e quer dar um contraste com as cores mais escuras da casa. Veja como fica:

granito vermelho estelar granito vermelho estelar granito vermelho estelar

Como é o de cor azul?

O azul é uma das novidades de cor de granito que passou a ser muito usada em casas mais modernas, possuindo também muitas estampas estelares, platinado e outras texturas.

Essa cor é ótima para uma área de piscina, um banheiro e até para a cozinha, se a decoração for bem feita, mas sai bem mais cara que as cores comuns. Veja como ela fica na decor da sua casa:

granito azul estelar A peça de azul macaúbas tem um desenho como se fossem reflexos da água, sendo muito usado em piscinas e dando um efeito de movimento à água, disfarçando sujeira também:

granito azul macaubas granito azul macaubas


Está pensando em por uma piscina no seu quintal? Clique aqui e leia sobre as vantagens da piscina de vinil!


Qual é a diferença entre granito e mármore?

O granito e o mármore são duas pedras muito parecidas. A diferença é que o mármore é mais fosco e o granito mais cristalino. E é isso que vai definir a sua decoração, que tipo de brilho você deseja dar para sua peça, parede, chão ou pilastra.

Outro detalhe é que o granito é mais resistente. Um teste comum é o de riscar a pedra com uma chave ou algo do tipo. Devido à força e resistência do granito, ele não risca. Já o mármore que é mais fraco risca facilmente.


Quer conferir outras opções de pedra para acabamento? Leia aqui sobre a pedra de silestone.


Como essa pedra fica na cozinha?

A cozinha é uma das áreas que mais recebe o granito. Seja branco, preto, azul, vermelho, tudo fica muito bonito nessa área se for bem decorado e bem pensado.

Contudo, as cores branco e preto são as mais comuns nessa área. Veja algumas imagens para te inspirar na hora de decorar o seu cantinho da comida:

granito para cozinha granito para cozinha granito para cozinha granito para cozinha granito para cozinha granito para cozinha granito para cozinha granito para cozinha granito para cozinha granito para cozinha granito para cozinha

E o granito para banheiro?

No banheiro, as cores preferidas de granito são a branca e a preta. As pias podem ser feitas de granito preto também que fica bem bonito esse contraste.

Confira algumas fotos para te inspirar na hora de decorar seu banheiro:

granito preto no banheiro granito azul no banheiro granito azul escuro no banheiro granito branco no banheiro granito branco no banheiro granito branca no banheiro


Está montando o seu banheiro e não sabe qual pedra usar nele? Confira aqui modelos de bancadas para o banheiro!


Quais cuidados devo ter com essa pedra?

O granito é uma pedra muito resistente e isso é ótimo porque não inspira muitos cuidados, mas algumas dicas podem te ajudar a conservar mais a pedra:

Refrigerante, vinagre e suco de limão devem ser limpados imediatamente ao caírem na bancada;

  • Não use a pedra como tábua de cortar;
  • Não utilize produtos com ingredientes ácidos para limpar a pedra;
  • Limpe a peça apenas com detergente e água morna.

Além disso, só é necessário mantê-lo sempre limpo, passar algum material de limpeza que enobreça o seu brilho e deixar a pedra com aparência de nova o tempo inteiro.

Se tiver gostado deste texto sobre o granito e o seu uso em casa, compartilhe-o nas suas redes sociais!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *