Granito branco: Conheça os tipos mais bonitos e aprenda a usar!

Granito branco: Conheça os tipos mais bonitos e aprenda a usar!

O acabamento de uma casa é um passo importantíssimo para a criação de um ambiente bonito e diferenciado. Por essa razão, tem sido cada vez mais comum a diversificação dos materiais utilizados para a finalização da construção ou reforma do lar. Quando o assunto é o acabamento em bancadas, paredes, pisos, escadas ou coisas do tipo, a escolha da pedra faz toda a diferença, uma vez que além da proteção, ela será responsável pelo aspecto visual do espaço. O granito branco é um tipo de pedra que vem ganhando popularidade por sua superfície funcional, fácil de limpar, sofisticada e, principalmente, por sua grande variedade de tipos no mercado, capaz de agradar a diversas preferências.

Quais os tipos de granito branco?

Por ser extraído de jazidas naturais, é possível que, a cada vez que esse material é retirado da natureza, seu aspecto saia de maneira diferente, seja na pigmentação, brilho ou, até mesmo, na textura.

Por essa razão, é comum encontrarmos alguns diferentes tipos de granito branco no mercado, que serão indicados conforme os desejos e necessidades de cada consumidor.

Siena

Uma das opções mais populares entre os arquitetos e projetistas, o granito Siena se caracteriza por seu fundo esbranquiçado e seus delicados e constantes grãos separados quase que uniformemente. Geralmente o seu tom tende para um bege, mas depois de aplicado, no resultado final, o aspecto ainda fica claro.

Esse tipo de pedra também é marcado por sua baixa absorção em relação ao ambiente externo, por isso, é comum que ele seja indicado pelos projetistas para o uso em bancadas das pias da cozinha e banheiro, lavanderias, pisos de banheiro, dentre outros.  

banheiro com bancada de granito branco siena

Dallas

Esse tipo de granito também possui um fundo puxado para o bege, mas a diferença em relação a outros tipos de pedra, como o Siena, é que o granito Dallas possui manchas maiores, mais espaçadas e com cores mais fortes, geralmente, mais puxadas para o roxo e preto.

O resultado desse acabamento é um pouco mais escurecido do que outros em que se utiliza outros tipos de granito branco, mas, mesmo assim, ainda é possível se obter o efeito claro. Por possuir manchas bastante delimitadas, ele é indicado para tipos de acabamento em que o dono da casa não se importe com os detalhes mais marcantes da pedra.

Uma boa vantagem do Dallas está no preço. Geralmente, ele custa cerca de 30% a menos que os outros tipos de pedra, costumando ser utilizados em projetos em que se usa bastante granito no acabamento.

banheiro com área de respingo de granito branco Dallas

Itaúnas

Esse tipo de pedra é bastante procurado devido a sua alta semelhança com a mármore e, por isso, tem um aspecto mais nobre e sofisticado, mesmo com um custo menor. O granito Itaúnas possui um fundo bege claro, com algumas manchinhas cinzas, verdes ou puxadas para o tom avermelhado.

Apesar de toda sua sofisticação, seu ponto contra é o fato de manchar com facilidade, devido à sua alta capacidade de absorver água. Por isso, é bem comum que seja aplicado em cima dele alguma proteção impermeabilizante.

banheiro com bancada de granito branco itaúnas

Polar

Esse tipo de granito é o que possui o resultado final mais claro, dentre os outros tipos de pedra. Isso acontece por possuir o fundo esbranquiçado e manchas pequenas bem espaçadas. Devido ao seu aspecto extremamente claro, ele é recomendado para decorações nas as quais as pessoas desejam uma ambientação mais leve e simples.

cozinha com bancada e área de respingo em granito branco polar

Marfim

O granito Marfim é conhecido por suas manchas pretas bem visíveis e uniformes. Apesar de possuir um fundo levemente esverdeado, o resultado final é claro como outros granitos brancos. Por ser resistente, esse tipo de pedra é utilizado em pisos de escritórios, além de usos tradicionais em bancadas e bancos.

escada em granito branco marfim

Onde usar o granito branco?

Devido a sua grande variedade de tipos e texturas, o granito branco é um tipo de pedra versátil, que pode ser aplicado em diversos tipos de superfícies. Porém, é preciso atenção na hora da escolha da pedra ideal.
O granito branco pode ser utilizado em bancadas, pisos, paredes, pias, dentre outras partes do cômodo que necessitam de um acabamento mais robusto. Em banheiros e pias, nos quais o granito terá mais contato com a água, é necessário que se opte pelas pedras com menor absorção, como o Siena, ou que se aplique uma camada impermeabilizante a para proteção.

cozinha com bancada de granito branco

cozinha com piso de granito branco

cozinha com bancada em granito branco

cozinha com bancada e área de respingo em granito branco

piso da cozinha em granito branco

banheiro com bancada de granito branco

Descubra também a diferença entre Granito e Mármore Clicando AQUI!

Gostou das nossas dicas sobre granito branco? Deixe seu comentário!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (9 votes, average: 2,78 out of 5)
Loading...

Comments (0)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *